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Conheça os detalhes das criações da Oslo em um bate-papo com Rodrigo Anzanello

 

#ColiseuEntrevista #Design #Oslo #Relógios #Design

Nessa entrevista vamos apresentar como a marca Oslo conseguiu trazer o design minimalista escandinavo para os seus produtos. Quer saber? Confira.


Márcia Croce: O nosso convidado especial para essa entrevista é o Rodrigo Anzanello, Diretor de Desenvolvimento de Produtos da Orient. Muito prazer em te receber!

Rodrigo Anzanello: Muito prazer e muito obrigada pelo espaço.

Márcia Croce: É um prazer para nós te receber pois nós estamos apaixonados pela Oslo. Desde que ela chegou na Coliseu, é uma marca que tem gerado curiosidade e não teria uma pessoa melhor para nos contar sobre a Oslo, do que você. Conta para nós a origem da Oslo, é uma marca inspirada no minimalismo do design escandinavo?

Rodrigo Anzanello: Sim, o conceito principal dela parte do minimalismo escandinavo, uma homenagem ao minimalismo escandinavo. E o principal elemento desse conceito é forma e função. Então, você tem um relógio extremamente correto na sua proporção, extremamente fino, ele permite você ter uma leitura das horas facilmente e por ter essas características de design, falamos que ele é atemporal. É um design belo hoje e daqui a 10 anos.

Márcia Croce: Essa é a percepção que eu tive, é um relógio muito fino, é muito curioso a espessura com que ele é desenvolvido. E a elegância! Realmente é uma peça que a gente percebe o valor da elegância do design aplicado ao produto. Vocês fazem parte do grupo Orient?

Rodrigo Anzanello: Isso, a marca Oslo faz parte do grupo Orient, esse grupo ele é ligado a Orient do Japão que está sob o guarda-chuva de um dos maiores grupos relojoeiros do mundo, que é o Seiko Epson Corporation. Está aqui no Brasil desde a década de 70. Somos líderes de mercado e temos um portfólio de marcas que vai desde o entry level até o high-end, e a marca Oslo faz parte desse portfólio.

Márcia Croce: E a gente percebe isso na qualidade do produto que vocês entregam. Percebi também que dentro da Oslo vocês têm um público-alvo muito bem definido, dentro do que a marca se propõe e dentro das características estéticas do produto. Como vocês idealizaram o consumidor da Oslo?

 

“Peças que primam por um design de forma e função minimalista, atemporal e uma alta qualidade construtiva em todos os seus materiais.”

 

Rodrigo Anzanello: Quando a gente pensou na marca, pensamos num público que já tem uma percepção de design mais apurada, uma pessoa que curte arquitetura, design, o mobiliário escandinavo. E eles buscam peças que primam por um design de forma e função minimalista, atemporal e uma alta qualidade construtiva em todos os seus materiais, no seu fit, em tudo.

Márcia Croce: Na nova coleção vocês trouxeram referências sobre a natureza na Noruega, a Aurora Boreal, a Neve. Como foi isso?

Rodrigo Anzanello: Toda vez que você vai criar uma coleção nova, você precisa buscar elementos que sejam coerentes ao DNA dessa marca, então essa marca mantém os seus shapes, os seus formatos persistentes ao longo do tempo. Mas como trazer novidades para o consumidor? Nós fomos buscar inspiração no Pantone de cores das paisagens escandinavas, desde a Aurora Boreal, as florestas, os lagos. Fomos buscar as tonalidades de azul, pegamos épocas do ano como outono que as folhas ficam mais vermelhas. E fomos aplicando tudo isso de uma maneira que fosse consistente à marca, mas que mantivesse o minimalismo dela.

Márcia Croce: E um dos modelos vocês trazem madeira, o que dá uma exclusividade para cada modelo.

Rodrigo Anzanello: Isso é um elemento muito usado não só no mobiliário, mas na arquitetura escandinava. Eles têm uma situação, por conta do clima, em que a madeira se torna um isolante térmico, e ficou um elemento muito conhecido no design deles. Então, quisemos trazer esse elemento também no relógio, no mostrador. E, o que é legal é que, usando a madeira no mostrador, cada mostrador fica diferente um do outro. E quando você tem uma peça dessa, a sua é única, nunca vai ser igual a qualquer outra.

 

“Usando a madeira no mostrador, cada mostrador fica diferente um do outro.” E quando você tem uma peça dessa, a sua é única, nunca vai ser igual a qualquer outra.

 

Márcia Croce: E a personalização, cada vez mais faz parte do desejo, principalmente do mercado do luxo, de terem produtos exclusivos. A Oslo está alinhada com esse futuro? Qual é a busca? Por que a gente percebe a nova geração muito preocupada com origem, autenticidade, com qualidade? A Oslo é uma marca que vem para essa nova geração?

Rodrigo Anzanello: Eu acho que sim, porque ela entrega um conteúdo verdadeiro na sua marca, ela entrega sempre materiais muito bons: aço, titânio, cerâmica, safira. E não só isso, ela tem uma preocupação com os drives de energia dela. Temos relógios que são automáticos, autogeradores de energia ou relógios que são solares, que usam a própria fonte de energia luminosa para gerar a energia que ele precisa para funcionar. E isso torna eles não só no design atemporal, mas na longevidade do produto. É um produto que, pelo seu design, vai durar seus 10 anos, mas como material, como peça, vai ter a confiabilidade de décadas para frente.

Márcia Croce: Você me contou nos bastidores que um dos modelos tem uma placa de madrepérola que é carregado através dessa placa, e que com uma semana usando o produto, pode ficar até 6 meses sem precisar da luz do sol, porque na Escandinávia também são 6 meses sem a luz do sol. Isso foi pensando já nesse público?

Rodrigo Anzanello: Esse é outro ponto interessante da marca, apesar dos relógios terem uma simplicidade no design, eles são tecnicamente muito complexos. Eles aplicam tecnologias difíceis de serem implementadas nessas peças. Essa peça em questão, tem o mostrador em madrepérola e ele usa o movimento solar, tivemos que construir uma lâmina de madrepérola que fosse fina o suficiente para que a luz conseguisse vazar esse mostrador e alimentar a célula solar.

 

Relógio

 

Márcia Croce: Bom gente, vocês podem conferir todos os lançamentos da Oslo na Coliseu e entender essa essência do minimalismo presentes nos produtos da Oslo. Rodrigo, muito obrigada pela sua entrevista e por contar mais dessa marca tão fascinante.

Rodrigo Anzanello: Muito obrigada.

 


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