ENTREVISTA: LUCIA ELBERN – PRESIDENTE DA VIAVIDA

O #Brasil possui o #maior #programa #público de #transplante de #órgãos, #tecidos e #células do #mundo, que é garantido a toda a população por meio do #SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país.
Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande. Atualmente, a #fila de #espera ultrapassa 50 mil pessoas.
A Coliseu abraça
o projeto Viavida
Com o objetivo de ajudar a #reduzir essa fila, promovendo a #conscientização e estimulando a #doação de #órgãos e #tecidos, nós da Coliseu abraçamos a causa do projeto social Viavida.
Além de promover campanhas para incentivar a doação de órgãos e tecidos no Estado do Rio Grande do Sul, a Instituição também oferece suporte para as famílias que chegam à Região Sul para esperar pelo transplante.
Para contar mais sobre esse projeto tão necessário, a presidente do Viavida, Lucia Elbern, conversou com a gente.
Confira a entrevista
Coliseu: Como começou o projeto?
Lucia Elbern: Eu idealizei o trabalho de #mudar a #cultura da doação de órgãos no Rio Grande do Sul. E isso porque um dos meus filhos entrou na lista de espera por um rim, ele teve insuficiência renal aguda. A Viavida surgiu com a #missão de promover a doação de órgãos e tecidos no Estado do Rio Grande do Sul, incentivando o aumento de transplantes de modo a #beneficiar e #apoiar as pessoas em lista de espera, bem como fornecer assistência às pessoas transplantadas e aos familiares destas, assim como aos familiares de doadores.
Coliseu: Além do trabalho de conscientização em escolas e empresas, o que mais vocês fazem?
Lucia Elbern: Já que temos o privilégio de ser um dos estados que estão mais avançados, junto com São Paulo, na questão dos transplantes de órgãos. Nós oferecemos #suporte às famílias que estão na fila de espera e precisam de um #abrigo #temporário, algum lugar para ficar e não têm condições de pagar uma estadia.
Coliseu: Como é a dinâmica de trabalho do projeto?
Lucia Elbern: São vários grupos de trabalho que estão conosco realizando diversas ações e campanhas em várias áreas. Fazemos #campanhas de #arrecadação, de conscientização, levamos informação para escolas, empresas com o objetivo de incentivar a doação de órgãos. Nosso grupo possui aproximadamente 75 #voluntários.
Coliseu: Qual a importância do projeto e da colaboração das empresas parceiras?
Lucia Elbern: Acredito que a conscientização é um dos pontos mais importantes na nossa caminhada, muitas famílias não sabem que um ente querido é #doador de #órgãos, as pessoas acham que está implícito, que só falar uma vez basta. Mas é uma conversa que precisa ser recorrente, uma pessoa pode #salvar até #7 #vidas diferentes com a doação de órgãos e tecidos . E a #parceria com o #setor #privado, como essa que temos o privilégio de ter com a #Coliseu, é fundamental na arrecadação financeira para nos ajudar a manter a casa abrigo e oferecer um suporte para as famílias que já estão passando por um momento tão delicado.
Coliseu: Qual o recado que você gostaria de deixar para as pessoas?
Lucia Elbern: #Converse com a sua família, explique que você é doador de órgãos, deixe os familiares avisados da sua #vontade . Esse gesto pode fazer toda a diferença e você pode salvar várias vidas