Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
RECENT POSTS

Pedras preciosas: conheça as principais e mais procuradas

Você conhece as principais pedras preciosas que existem no mundo? Se a resposta foi não, hoje mesmo você vai descobrir um pouco mais sobre essas gemas e suas características que fazem elas serem tão especiais.

As pedras preciosas ou gemas nada mais são do que minerais ou rochas que, ao serem lapidados ou polidos, se transformam em lindas joias como colares, pulseiras, anéis, brincos, entre outros.

Para saber qual dessas pedras combina mais com o seu estilo, que tal conferir as características de cada uma delas? Preparamos esse conteúdo com as principais gemas preciosas do mundo para você conhecê-las melhor.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é uma pedra preciosa?

As pedras preciosas, também chamadas de gemas, podem ser minerais, rochas e até mesmo elementos orgânicos (como o âmbar e as pérolas).

Quando eles são lapidados e polidos, se transformam em lindas joias e acessórios para você adicionar muito poder e requinte ao seu visual.

 

Elas são valorizadas por conta de algumas características, como:

  • Raridade: pedras mais escassas no mercado possuem maior valor;
  • Beleza: as gemas com melhor aparência são muito desejadas;
  • Dureza: essa característica é a resistência das pedras a riscos e arranhões;
  • Brilho: é a capacidade da gema refletir luz;
  • Pureza: é a ausência de imperfeições e adições de outros materiais na pedra.

Sabendo o que são as pedras preciosas e o que elas precisam ter para serem consideradas de valor, vamos dar uma olhada nas principais gemas do mundo e suas características. Veja a seguir:

Quais são as principais pedras preciosas do mundo?

Existem diversas gemas preciosas para você escolher aquela que mais combina com o estilo, encontrando a opção ideal para usar em uma joia cheia de elegância e requinte.

Vamos conferir quais são as pedras mais procuradas e utilizadas no mundo da joalheria:

1. Diamante

Não poderíamos começar uma lista de pedras preciosas sem ela, uma das pedras mais cobiçadas em todo o mundo: o diamante.

A gema de maior valor do mundo possui um brilho incomparável, além de ser rara e ser a mais dura na Escala de Mohs, representando o número 10.

Os diamantes são utilizados em diversos tipos de joias como brincos, anéis, pulseiras e colares, com algumas delas valendo milhões de reais.

2. Esmeralda

A esmeralda é uma gema do grupo dos berilos que possui uma cor verde muito característica, se tornando até mesmo uma representação de cor chamada verde esmeralda.

Ela já é conhecida pela humanidade há mais de 5 mil anos, sendo considerada um símbolo de gentileza. Essa gema possui uma dureza de 7,5 na Escala de Mohs e costuma ter uma cor irregular, com algumas manchas e bandas.

As esmeraldas totalmente límpidas são muito raras e costumam atingir valores bem altos.

Essas versões sem manchas e com uma tonalidade de verde intenso costumam ser encontradas nas minas colombianas e nas brasileiras de Piteiras, perto de Itabira.

3. Safira

A safira é uma gema de cor azul que possui lindos efeitos ópticos no seu corpo, sendo uma opção muito elegante e sofisticada para joias. Sua dureza é de 9, ou seja, ela é uma das pedras preciosas mais duras do mundo.

Ela pertence ao grupo coríndon, o mesmo dos rubis, e a gema pode possuir algumas outras tonalidades como o amarelo, violeta, rosa e até verde.

4. Rubi

O rubi é outra gema com grande valor no mercado, sendo considerado até mesmo como o “rei das gemas preciosas”.

A sua cor avermelhada consegue chamar a atenção de qualquer pessoa e torna essa pedra um verdadeiro símbolo de paixão e liberdade.

Ele é extremamente raro, o que faz um rubi com mais de dez quilates e boa cor valer mais do que um diamante lapidado de mesma quilatagem.

Os principais fatores de valorização dele são a cor, pureza, peso e lapidação. A lapidação precisa ser feita com muita técnica, escolhendo a face da pedra que tem a melhor tonalidade e seguindo o processo nessa direção.

5. Turquesa

A turquesa é uma pedra preciosa conhecida há muito tempo pela humanidade, cerca de 4 mil anos, sendo caracterizada pelo seu lindo azul-celeste. Sua tonalidade levou até mesmo a criação de uma nova cor chamada de azul-turquesa.

Sua versão pura e sem inclusões é muito rara. Geralmente, são encontradas gemas com alguns veios e manchas.

6. Tanzanita

A tanzanita é uma zoisita azul que só pode ser encontrada na região da Tanzânia, na África. Ela possui uma dureza entre 6 e 7 na escala, com tons de azul e violeta presentes nos exemplares de alta qualidade.

Ela chegou ao mercado por meio de uma campanha publicitária com a atriz Elizabeth Taylor, recebendo o nome em homenagem a ela.

7. Malaquita

A malaquita é uma gema verde estriada que sempre foi muito apreciada e desejada na história da humanidade, sendo muito utilizada por egípcios, gregos e romanos na antiguidade. Elas possuem uma baixa dureza, com números entre 3,5 e 4.

O maior produtor mundial da joia é o Zaire, mas é possível encontrar jazidas de malaquita na Inglaterra, Austrália, França, Namíbia, África do Sul, Romênia e Estados Unidos.

8. Lápis-Lazúli

O nome lápis-lazúli vem do árabe e latim, significando “pedra azul”.

Ele já é bem sugestivo e faz referência a principal tonalidade que essa gema é encontrada.

A sua composição é feita de diversos minerais e ele possui uma dureza de 5 a 6 na Escala de Mohs. Por ser uma gema porosa, ela acaba sendo bem sensível a temperaturas mais altas e produtos químicos no geral.

9. Turmalina

A turmalina é um dos mais complexos grupos entre os minerais silicatos, mas não é essa curiosidade que garante sua fama no mundo da joalheria, e sim a grande variedade de cores disponíveis.

Outra curiosidade que você vai gostar de saber: a turmalina mais cara do mundo é brasileira!

Com uma coloração entre verde e azul e um brilho muito forte, a turmalina Paraíba foi descoberta nos anos 80 em São Jose da Batalha. Joias com essa pedra preciosa estão entre as peças mais caras do mundo!

10. Peridoto

A pedra preciosa favorita da Cleópatra, o peridoto é muito utilizado como gema e extremamente apreciado por sua cor verde-esmeralda ou verde-claro.

Há também variações de verde com castanho nessa pedra — que também é conhecida como crisólito ou crisólita.

 

O peridoto tem um significado espiritual muito forte, não é por acaso que ele é tão presente na coleção de joias de reis, sacerdotes e outras figuras de poder do mundo antigo.

Até hoje sua beleza é apreciada em joias dos mais diferentes modelos.

11. Green gold

Quando falamos em green gold, pode haver certa confusão entre o cristal modificado para apresentar a coloração erverdeada e a combinação de ouro e prata — que pode ocorrer na natureza. Essa última mistura é chamada também de electro.

O green gold a que nos referimos é o cristal irradiado, que possui uma beleza singular e pode ser usado em joias poderosas e cheias de identidade visual.

Viu como existem diversas pedras preciosas e cada uma delas apresenta características únicas? Por isso, cada joia também possui uma identidade exclusiva que adiciona elegância e poder ao seu visual.

Aproveite e confira outros conteúdos em nosso blog para saber quais são as joias perfeitas para você acrescentar em suas produções!

 

Referência: IBGM – Programa Mais Varejo


Palavras-chave:
Curtir
Compartilhar

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Posts Relacionados