Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
RECENT POSTS

Como limpar ouro: deixe suas joias brilhando com essas dicas

As joias são um dos nossos maiores bens materiais e sentimentais, por que não? Compreender como cuidar e proteger nossas joias pode fazer toda a diferença na sua longevidade, brilho e manutenção. Lembre-se que uma joia é uma relíquia para muitas e muitas gerações.

O ouro é um metal nobre e maleável e por isso requer alguns cuidados especiais. O metal puro é demasiadamente mole e por esse motivo é endurecido com ligas, geralmente produzidas com prata e cobre.

A mais conhecida e utilizada no Brasil é o ouro 18 quilates, 18k ou teor 750. Ela é composta por 75% de ouro puro e 25% de ligas. Essa combinação é muito admirada na joalheria devido à excelente durabilidade e facilidade na aplicação dos desenhos e criação das joias.

Sua joia pode ter como acabamento um ouro polido ou de textura fosca, onde o uso diário pode danificar esta superfície. Tome cuidado no polimento de sua joia, pois a peça perderá parte do seu peso em ouro

Para sempre eternizar os melhores momentos da sua vida em lindas joias que representam tudo isso. Diferente da prata, que oxida com o passar do tempo, o ouro apenas perde o seu brilho e isso pode ser recuperado com facilidade. Quer saber como eternizar suas joias que representam os melhores momentos da sua vida? Continue a leitura.

Coliseu ensina: como limpar ouro de maneira eficiente

É simples, basta uma boa limpeza para as suas joias em ouro ficarem brilhando novamente. E se você não sabe como limpar o ouro, não se preocupe, vamos te ensinar tudo o que é necessário para limpar as suas peças feitas nesse metal tão tradicional e requisitado!

Algumas dicas importantes antes de mais nada:

  • Deixe sua joia longe de produtos químicos;
  • Tenha cuidado com o calor excessivo e a radiação solar;
  • Cuide muito bem das gemas de suas joias;
  • Use a limpeza através do ultrasom com cautela (gemas porosas, pérolas, Tanzanita, Kunzita, Lápis-Lazúli, Opala, Topázios).

O melhor modo de limpeza de uma joia é o mais simples: sabão neutro, água morna e escova macia. Continue a leitura e confira o nosso guia completo!

1. Joias Com Diamantes

Mesmo o diamante sendo o material mais duro existente na natureza, ele requer cuidados. Guarde-o separadamente para evitar impactos com outros diamantes e impedir arranhões em outras joias.

Também é importante deixar seu diamante sempre limpo, especialmente após o uso de hidratantes, cremes e protetores solares. Não utilize produtos químicos na limpeza de seu diamante. Recomenda-se limpá-lo sempre que manuseado, friccionando-o levemente com escova de cerdas macias, água morna e sabão neutro.

2. Joias Com Gemas

Joias com gemas requerem cuidados especiais e maior atenção. Os impactos podem afetar as garras e a estrutura da peça, causando quebras e arranhões na gema e fazendo você perder a garantia contra defeitos de fabricação.

As joias com gemas são sensíveis ao calor excessivo e choques térmicos, além de componentes químicos que podem causar manchas. Algumas pedras são mais sensíveis ao sol, entre elas está a ametista, citrino, água-marinha e berilo. Quando expostas excessivamente, a cor dessas gemas pode ser alterada. Evite banhos de sol prolongados com joias que contenham essas pedras.

Atenção especial com a esmeralda. Ela é uma das mais sensíveis a impactos, portanto não a use em situações que possam colocá-la em risco.

Fique atento se as garras que seguram a pedra da sua joia estão firmes, caso contrário, entre em contato com a Coliseu para que o reparo seja providenciado. Checar com regularidade evita que as pedras se soltem.

Anéis com pedras também merecem uma atenção especial durante o uso. Evite usá-los durante trabalhos manuais, você pode acabar batendo o anel e danificando a peça, até mesmo soltando a pedra.

3. Joias Com Pérolas

Elas são ainda mais sensíveis, por isso é importante mantê-las longe de detergentes, produtos químicos para cabelos, soluções de limpeza, ácidos e secador de cabelo. Também evite a exposição à piscina, água quente, água salgada e areia.

Após o uso, limpe sua joia com pérola com uma flanela macia e úmida em água para retirar suor, cremes e maquiagens. Guarde-a envolta em uma flanela, separada de outras joias. Para uma melhor conservação de seu colar, periodicamente retire e recoloque as pérolas, isso aumenta a durabilidade e o brilho de suas gemas orgânicas.

4. Ouro Branco

Em seu estado natural, a joia em ouro branco é amarelada. Seu tom prateado e aspecto extremamente brilhante é ganho através do banho de ródio.

 anel ouro branco 18k abaulado gotas com 128pts de diamantes

Logo, o uso diário pode desgastar esse banho de ródio, fazendo a joia retornar a sua tonalidade amarelada original. As joias coliseu possuem um serviço especial para mantê-las sempre novas e brilhantes, o Banho de Ródio gratuito, exclusivo para as joias Coliseu

Como limpar joias em prata

As joias em prata podem sofrer escurecimento e ficarem opacas devido à oxidação. Essa oxidação é um processo natural e isso não significa defeito de fábrica. Na Coliseu, todas as joias em prata possuem um banho de ródio que serve para proteger e garantir uma maior durabilidade e brilho da joia.

A prata é um metal maleável e suscetível a impactos; por isso, é importante ter cuidado no uso diário para evitar danos e arranhões.

O polimento frequente de sua joia de prata com uma flanela própria impede o acúmulo de manchas e garante maior brilho. Não utilize líquidos para polir prata, eles podem alterar ou estragar os detalhes da peça.

Cuidados especiais com suas joias

  • Limpe suas joias periodicamente com uma flanela macia;
  • Utilize uma composição de água morna e sabão neutro e uma escova com cerdas macias. Em seguida, seque com um papel macio;
  • Leve sua joia para fazer uma revitalização gratuita e recuperar o brilho, retirar acúmulos de gordura e resíduos. Procure uma de nossas lojas;
  • Evite o contato com substâncias como perfume, cremes hidratantes, laquê, cloro, enxofre, xampu, detergentes, sabonete, cosméticos e bronzeadores – Caso tenha contato é muito importante limpá-las após o uso;
  • Evite realizar trabalhos domésticos, como lavar a louça. O sabonete retira temporariamente seu brilho, deixando-as com um aspecto “embaçado”;
  • Evite utilizar a joia em banhos de mar ou piscina, ou atividades esportivas.

Não passe perfume, cremes ou bronzeadores com as joias. Quando for usar algum cosmético, retire suas joias e espere alguns minutos até o produto secar. Recoloque-as apenas quando sua pele estiver seca, pois esses produtos podem causar danos irreversíveis.

O mercúrio, como o de termômetros, danifica gravemente sua peça, em alguns casos, sem possibilidade de recuperação. Mantenha sua joia longe desse produto.

Seguindo essas dicas, as suas joias em ouro ficarão limpas e brilhantes por muito mais tempo. E agora que você aprendeu a como limpar ouro, vai ficar muito mais fácil realizar a limpeza periódica que suas peças precisam.

Já que falamos bastante desse metal precioso no post de hoje, que tal conhecer alguns outros tipos de ouro que existem no mundo? Acesse o conteúdo disponível em nosso blog e confira um guia completo sobre esse metal tão utilizado na joalheria!

Fontes: Mais Varejo, IBGM, Site Coliseu e GIA


Palavras-chave:
Curtir
Compartilhar

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Posts Relacionados