O anel de noivado é uma joia que confirma um compromisso mais sério do que o de namoro entre os casais. Só que os costumes sobre o uso dessa joia vêm mudando muito, principalmente depois de algumas alterações que a tradição passou ao vir da Europa para o Brasil.
Vale lembrar que cada cultura criou costumes e etiquetas específicas para o uso dos anéis de namoro, noivado e casamento. Com isso, uma das maneiras mais populares de se usar o anel de noivado é na mão direita, mas dependendo da localidade pode variar para a mão esquerda.
Se você tem dúvidas sobre qual é o dedo e a mão que se usa essa joia aqui no Brasil, continue a leitura e saiba tudo sobre o anel de noivado!

Qual foi a origem do anel de noivado?
Existem várias histórias da origem do anel de noivado, a mais popular é que durante os séculos XVIII a XIX os homens começaram a dar anéis solitários com mensagens gravadas, na parte interna ou externa, para suas amadas.
Porém, em 1886 a Tiffany & Co fez o lançamento do solitário que popularizou ainda mais o anel de noivado, criando o modelo ideal dos sonhos dos americanos.
Essa joia consistia em um anel solitário com uma gema preciosa de diamante, assim ela transformou e ampliou a tradição da aliança de noivado nos EUA e consequentemente em todo o ocidente.
A fama cruzou países e chegou no Brasil, onde se adaptou para as alianças de ouro amarelo usadas durante o noivado e após o casamento. Fazendo apenas uma troca de mãos.
O anel de noivado vai em qual dedo?
Há diferenças entre as regras conforme o país em que você está. Cada um possui uma formação cultural totalmente única e característica. Assim, as duas mais populares aqui são as tradições estadunidense e brasileira.
A tradição nos Estados Unidos
Essa joia nos EUA normalmente é um anel solitário de noivado. A noiva utiliza ele na mão esquerda no dedo anelar. Enquanto o noivo não usa nenhum anel até o casamento.
Dessa maneira, próximo ao matrimônio, a noiva retira a joia para ser colocada novamente, oficializando o casamento e a união.
Após o casamento ambos colocam a aliança no dedo anelar na mão esquerda. Porém, é comum após um tempo mudar para a mão direita ou para o dedo médio.
A tradição no Brasil
No Brasil, a tradição no uso do anel de noivado é um pouco diferente, ele fica no dedo anelar da mão esquerda do homem e da mulher. Além disso, o costume é que seja uma joia feita com o tipo de ouro dourado, tenha uma textura lisa e sem gemas. Diferente dos EUA, que tem como cultura o uso de uma gema na aliança.
Já no dia do matrimônio, não há nenhuma mudança. O anel de noivado é apenas removido até a hora de colocar novamente, formalizando o momento do casamento. O casal segue com a joia na mão esquerda no dedo anelar.
A diferença da aliança de noivado para o anel de compromisso
Essas duas joias podem representar a união de um casal. Porém, as alianças são usadas quando já há uma data para o casamento, enquanto o anel de compromisso não tem previsão do matrimônio.
Outra diferença é que o anel de compromisso é usado no dedo anular da mão direita. Já o visual se mantém livre, podendo ser uma joia com gema, de ouro, prata ou qualquer outro material.
Modelos de alianças de noivado
Sabendo das maneiras de usar essa joia, conheça também alguns dos modelos mais sofisticados e elegantes de anel de noivado.
Alianças tradicionais no Brasil
As clássicas brasileiras são alianças feitas de ouro amarelo de 18K, com um aro liso e polido. Essa joia pode variar de modelos finos, médios e largos, sendo uma alternativa unissex com acabamento arredondado.

Alianças de Ouro Branco
Os anéis de ouro branco 19k também podem ser usados como alianças, fugindo da clássica joia dourada. Para agregar mais ainda esse modelo, há opções com gemas de diamantes e um resultado super polido.
Outro objetivo desse anel é a renovação dos votos, trocando a clássica por uma de ouro branco.
Anel solitário
Para quem deseja seguir a linha da tradição estadunidense, os anéis solitários são a alternativa mais popular e consumida. Tendo uma gema, de preferência um diamante, no ponto de destaque, essa joia pode ser de prata, ouro branco ou ouro amarelo.

Porém, também é possível buscar pares de anéis solitários para o casal usar em conjunto, não seguindo a cultura americana e optando pela tradição brasileira.
Agora que você sabe como descobrir em qual dedo e como usar a aliança, fica mais fácil de saber o que buscar nessa joia. Descubra também qual o tamanho ideal de anel ou aliança para você e aproveite para continuar conferindo os nossos conteúdos!
Aqui você vai saber de tudo sobre o mundo da joalheria e esses acessórios que encantam o nosso dia a dia.
Te esperamos no próximo post!